Sex, 16 de novembro de 2018, 17:20

Simulado de incêndio ocorre na Reitoria nesta quarta, 21
Evento em parceria com o corpo de bombeiros tem o objetivo de treinar equipes para situações de risco e pânico

A Universidade Federal de Sergipe, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), realiza na manhã da próxima quarta, 21, uma simulação operacional de incêndio no prédio da Reitoria, na Cidade Universitária.

Durante o teste, que simulará um incêndio no arquivo da Dired, no Departamento de Administração Acadêmica (DAA), serão testados e avaliados os procedimentos de atendimento das equipes da UFS e do próprio Corpo de Bombeiros.

Com início previsto para as 9h, a atividade envolverá 30 servidores da universidade que foram treinados quanto a primeiros socorros e prevenção de incêndios, 10 vítimas e 143 pessoas que serão evacuadas dos diversos setores do prédio da Reitoria.

Do Corpo de Bombeiros, serão deslocadas para atendimento da ocorrência duas unidades de resgate, uma de auto busca e salvamento, um auto bomba tanque, uma caminhonete e um VTR GOL, num total de 20 profissionais, além da equipe de coordenação.

Como ocorrerá a simulação?

As equipes envolvidas iniciarão a montagem do cenário às 7h30. Às 9h ocorrerá o acionamento da máquina de fumaça no arquivo da Dired. Um funcionário do setor iniciará o combate ao incêndio e, em seguida, acionará a equipe de emergência. Haverá a solicitação de socorro ao CIOSP-193 e a posterior chegada das equipes do Corpo de Bombeiros ao local do fogo.

Preciso deixar o meu setor durante a simulação?

Ao chegar, os bombeiros isolarão a área externa do prédio da Reitoria, será acionada a sirene instalada no prédio para a evacuação da área e todos os servidores inscritos para deixar o prédio poderão sair. Os demais devem permanecer em seus setores, seguindo com suas atividades normais, e evitando o trânsito no local da simulação.

Socorro às vítimas

Ao todo, 10 vítimas da simulação de incêndio serão atendidas e transportadas pelos bombeiros, entre queimados, vítimas de mal súbito, desmaio, parada cardiorrespiratória e fratura. Um grupo de alunos do curso de Teatro da universidade, com orientação de professores, será responsável pela maquiagem que caracterizará as vítimas e montagem do cenário.

A simulação de incêndio tem término previsto para as 10h.

Atualizado em: Sex, 16 de novembro de 2018, 17:28